Pular para o conteúdo

Reciclagem e meio ambiente

 

O maior reciclador de lixo de todo o mundo é a China que há anos importa todo tipo de material descartado de vários países. A china hoje é o maior reciclador de sucata de papel e plástico.

As imagens que vemos de enormes montanhas de plásticos na china é de impressionar. Até certo ponto isso sempre foi bastante cômodo para todos os países que exportam esses detritos para lá.

O grande problema é que há muito pouco tempo o governo chines avisou que essa prática estaria com os dias contados, já que eles decidiram que não mais iriam receber todo esse lixo produzido no mundo.

Essa atitude teve um impacto muito grande e de certa forma assustou os dirigentes de vários países. É uma situação em que todas as nações ocidentais ainda não sabem exatamente como fazer.

Isso obviamente faz com que se ache solução urgente para esse enorme problema. No início desse ano em grandes cidades, o lixo passou a se acumular desde quando os chineses pararam de importá-los.

O fato é que os países não conseguem assim de imediato dar uma solução para esse problema. A saída segundo alguns dirigentes de empresas que tratam resíduos, seria enviar todo esse lixo para outros países asiáticos como por exemplo o Vietnã, a Indonésia e a Índia.

Segundo se noticiou, na união européia os dirigente planejam impor algum custo sobre as sacolas plásticas. Isso poderá ocorrer a exemplo do que se passou aqui no Brasil, quando em algumas cidades os supermercados passaram a cobrar por essas embalagens plásticas.

Lá na Europa a ideia seria a de propor impostos sobre todas as sacolas e embalagens plásticas. Isso talvez teria o poder de reduzir o consumo e aliviar por um certo tempo a preocupação dos administradores de resíduos.

Nós também podemos ajudar a colaborar com a preservação do nosso planeta incentivando a reciclagem de tantos materiais quantos forem necessários para manter o meio ambiente limpo.

O fato é que todos os dias se produz no mundo quantidade incalculável de lixo derivados de tudo quanto é tipo de materiais orgânicos e inorgânicos. Uma solução para isso é mais do que urgente e se todos nós colaborarmos a tarefa poderá fica mais fácil.